domingo, 20 de julho de 2008

HFC DISPONIBILIZA TRATAMENTO COM TOXINA BOTULÍNICA

Neurofisiologista aplicará toxina botulínica tipo A em pessoas com distonias e espasticidades.

O Hospital dos Fornecedores de Cana de Piracicaba (HFC) apresentará nesta sexta-feira, 18 de julho, o Centro de Aplicação de Toxina Botulínica do tipo A (CEATOX). O novo serviço será disponibilizado no Centro Médico Integrado (CMI) para tratamentos de distonias e


espasticidades.

A distonia é a contração muscular involuntária em diferentes partes do corpo causando distúrbios funcionais, dolorosos e estéticos. Espasticidade é a contração permanente que leva o encurtamento de tendões e músculos, também causando dores e posturas anormais. De acordo com o Ministério da Saúde, a espasticidade compromete 67% dos portadores de lesão medular, 60% dos pacientes com paralisia cerebral, 84% das pessoas com TCE, além de pacientes vítimas de AVC e esclerose múltipla.

Os benefícios da aplicação de toxina botulínica, já comprovados no campo da estética, começaram a ser utilizadas na reabilitação de pacientes com tais diagnósticos. O tratamento reduz custos com internações e complicações clínicas decorrentes dessas doenças. Apenas médicos habilitados e especializados na técnica de aplicação da Toxina Botulínica podem realizar este procedimento.

No HFC, o serviço será realizado pela médica neurologista Dra. Andréa Senna P. S. Gallina. "O tratamento com toxina botulínica visa a melhorar a postura e a função motora, além do alívio da dor associada. Ela é injetada de modo controlado, diretamente nos músculos afetados. O tratamento é local e sua ação age exclusivamente em nível muscular", comenta a médica.

Os procedimentos de bloqueio neuromuscular com toxina botuilínica tipo A estão regulamentados pelo Ministério da Saúde através das Portarias 1013 e 1014, de 23 de setembro de 2003, que define a cobertura do tratamento aos usuários de planos de saúde. O atendimento junto ao Sistema Único de Saúde (SUS) está em fase de credenciamento pelo hospital.

Até então, os serviços mais próximos eram disponibilizados na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e, em menor escala, no Hospital Regional de Bauru. Com a crescente demanda ao longo dos anos, estes serviços ficaram congestionados e insuficientes para suprir a procura da região, o que tem ocasionado fila de espera de mais de dois anos. "O lançamento deste serviço em Piracicaba atenderá esta demanda regional, com a determinação de se tornar um centro de referência, e oferecerá mais qualidade de vida aos clientes acometidos por estas doenças", alerta o presidente do HFC, José Coral.

As aplicações serão realizadas em sala apropriada no CMI, com agendamentos prévios. O efeito do tratamento pode ser percebido já nos primeiros dias com a intensidade máxima de ação aos dez dias, quando ocorre estabilização de seu efeito com duração média de seis meses.[14]

Sobre o HFC

O Hospital dos Fornecedores de Cana de Piracicaba (HFC) está inserido em uma região de aproximadamente 1.400.000 habitantes, sendo referência para mais de 20 municípios, contando com uma capacidade instalada de 200 leitos, cerca de 200 médicos em função assistencial e mais de 900 colaboradores na unidade.

Conta com serviços especializados de UTI Cardiológica, Geral e Unidade Coronariana, três setores de Internação, Agência Transfusional, Sala de Emergência e Ortopedia e Serviços completos de Diagnóstico e Imagem, Pediatria, Alojamento Conjunto, Banco de Leite Humano, UTI Neonatal, Unidade de Cuidados Intermediários.

O HFC é referência em serviços de nefrologia, cirurgia cardíaca, transplantes renais e de medula e conta com atendimento cardiológico 24h e serviços de laboratório de patologias clínicas. Possui um Centro Médico Integrado com mais de 20 consultórios.
Fonte: Segs BR


Sem comentários: