sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Sociedade Portuguesa alerta para medicamentos em falta

A Sociedade Portuguesa para a Esclerose Múltipla denuncia que há medicamentos comparticipados a 100 por cento pelo Estado indicados para esta doença que estão a ser restringidos ou substituídos em hospitais públicos espalhados pelo país.

A Associação Portuguesa de Administrações Hospitalares diz desconhecer as denúncias sobre medicamentos que não estão a ser disponibilizados aos doentes que sofrem de esclerose múltipla.

A denúncia partiu da sociedade portuguesa para a doença que torna pública, esta terça-feira, a situação.

Um caso que já levou o PCP a apresentar um requerimento na Assembleia da República para que se determine se o problema decorre de motivos economicistas dos hospitais.

A Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla diz que estas denúncias surgiram há pelo menos um ano e aponta quatro casos concretos: Santa Maria, em Lisboa, São João, no Porto, São Marcos, em Braga, e o Centro Hospitalar do Alto Minho, em Viana do Castelo.

O vice-presidente da Sociedade de Esclerose Múltipla, Rui Narciso, revela que nestas unidades hospitalares há restrições e substituições de medicamentos comparticipados pelo Estado a 100 por cento.

- Em alguns casos assumem razões economicistas, noutros adiantam que os prprios laboratórios da indústria farmacéutica não os forneceram atempadamente, disse.

Confrontado com este alerta, o presidente da Associação dos Administradores Hospitalares afirma desconhecer a situação , mas a ser verdadeira Manuel Delgado considera que é inadmissível.

Sem comentários: