sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Biogen e Elan anunciam novos dados sobre utilização e segurança de natalizumab

A Biogen Idec e a Elan Corporation anunciaram novos dados sobre a utilização global e a segurança nos doentes em tratamento com natalizumab. Até ao fim de Dezembro de 2007, mais de 21 mil doentes estiveram em tratamento com este medicamento, incluídos em ensaios clínicos ou no âmbito da prática clínica do dia a dia.

Todos os dados confirmam o perfil benefício-risco favorável de natalizumab. De acordo com os resultados disponibilizados pelas duas empresas, e até ao final de Dezembro de 2007:

- Nos EUA aproximadamente 12.900 doentes estão tratados com natalizumab e esta terapêutica foi já prescrita por cerca de 2.500 médicos;
- Fora dos EUA, aproximadamente 7.500 doentes estão a ser tratados com natalizumab;
- Em ensaios clínicos globais, aproximadamente 700 pacientes estão em tratamento com natalizumab, e desde o relançamento nos EUA, em Janeiro de 2006, não houve qualquer caso registado de leucoencefalopatia multifocal progressiva (LMP).
Além disso, até meados de Dezembro de 2007:

- Cumulativamente, combinando ensaios clínicos e utilização pós-comercialização, mais de 30.900 doentes foram já tratados com natalizumab, dos quais 6.300 foram tratados com natalizumab durante pelo menos um ano. Toda a informação de segurança na Europa é recolhida através de notificação espontânea pelos profissionais de saúde, dos ensaios clínicos, do programa TYGRIS e registro de gravidez. Tudo isto constitui o mais extenso registo a longo prazo alguma vez feito em doentes com EM. Sobre o natalizumabO natalizumab é um fármaco aprovado para o tratamento da Esclerose Múltipla (EM) surto-remissão. De acordo com os dados publicados no New England Journal of Medicine, depois de dois anos, o natalizumab levou a uma redução relativa de 68% (p<0.001)>
Fonte: Farmacia.com.pt

1 comentário:

Anónimo disse...

Acho lamentavel em Portugal um ovo tratamento que se tem demonstrando mais eficaz não estar disponivel prá todos em Portugal com EM.