quarta-feira, 8 de abril de 2015

Noticia: Filmes vão mostrar doentes com esclerose múltipla

Novartis, em parceria com o Instituto do Cinema e do Audiovisual, lançou a segunda edição do Prémio Esclerose Múltipla Curtas, dirigida a estudantes das áreas do cinema e audiovisual ou amadores entre os 18 e 35 anos
A primeira edição do Prémio Esclerose Múltipla Curtas, promovido pela Novartis, em parceria com o Instituto do Cinema e do Audiovisual, foi um sucesso, por isso as duas entidades voltaram a dar as mãos para realizar a segunda edição que pretende dar a conhecer melhor esta doença.

No ano passado, estiveram a concurso sete curtas metragens, com a participação de 20 alunos, que aceitaram o desafio de sensibilizar a sociedade para o impacto da Esclerose Múltipla (EM) nos doentes (cerca de oito mil portugueses) e suas famílias.

 

«De uma forma inovadora mobilizaram-se dezenas de alunos das escolas ligadas ao cinema e audiovisual que, com a ajuda das três associações de doentes com EM, ficaram a conhecer melhor a doença e as mudanças que esta impôs na vida das pessoas. Desses contactos resultaram curtas-metragens que, ainda hoje, têm impacto e estão disponíveis no canal da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM) no You Tube e, assim, ajudam a sensibilizar mais pessoas para esta temática», contou ao «barlavento» Luísa Matias, do gabinete de Marketing e Comunicação da SPEM e também portadora desta doença.
 

Após o sucesso da primeira edição, a organização alargou o desafio a todos os jovens que tenham entre os 18 e os 35 anos, sejam estudantes destas áreas ou amadores, havendo duas categorias a concurso. «A Escolha do Júri, para estudantes de cinema e audiovisual, e a Escolha do Público, para amadores, cujo vencedor será apurado através da votação do público em www.premioemcurtas.pt. Este website é também uma novidade e é onde estará disponível toda a informação sobre o Prémio, incluindo o regulamento e as curtas-metragens para votação», adiantou.
 

Por um lado, serão premiados «os jovens estudantes, através do reconhecimento dos trabalhos por um júri qualificado, conferindo um enorme prestígio e garantindo um índice de qualidade superior ao Prémio. Por outro lado, o prémio do público será, com certeza, mais emocional, pois está aberto a todos os jovens amadores que queiram apostar numa curta de não mais de 3 minutos para explicar, na sua visão, como pode ser o novo rumo da EM», o tema desta edição, justificou.
 

A ideia de aliar este prémio à sétima arte surgiu para dar rosto a uma doença que passa como invisível à maioria da população. A maioria das pessoas não sabe como é viver com a Esclerose Múltipla, sendo esta uma forma de sair da esfera da saúde, utilizando canais com outro impacto na sociedade, para chegar a mais pessoas. Os jovens realizadores acabam também por interagir com os doentes, sendo esta outra forma de sensibilizar para a doença.

Neste espaço, «os doentes vão poder contar a sua história, ou seja, ter uma voz num mundo demasiado apressado para entender uma doença que, muitas vezes, trava em silêncio e muito cedo os sonhos de quem apenas quer ter aquilo que é considerado uma vida normal, como ter uma carreira, socializar, desfrutar e formar família», afirmou Luísa Matias.

 

Com estas curtas-metragens nascerá um novo olhar sobre esta patologia, que ainda gera um grande estigma na sociedade, por ser desconhecida para a grande fatia dos portugueses e porque se manifesta de forma diferente em cada pessoa.
 

«A doença é demasiado imprevisível para se aceitar lidar com as possíveis consequências», confidenciou Luísa. O problema é que, muitas vezes, os doentes sentem que têm que esconder o diagnóstico, por medo de represálias no emprego, discriminação em lugares públicos e incompreensão das outras pessoas.
 

Esta iniciativa acaba por ser um grande passo para a luta destes doentes contra o desconhecimento generalizado, «dando a conhecer novas formas de convivência, adaptação e integração dos doentes e famílias, permitindo um melhor apoio e adesão da sociedade a esta causa. Será novo rumo para a Esclerose Múltipla através da compreensão», justificou.
 

Resta agora ajudar a escolher a melhor curta, estando marcada a divulgação dos vencedores da 2ª Edição do Prémio EM Curtas para o dia 27 de maio, no Dia Mundial da Esclerose Múltipla.

Sem comentários: