quarta-feira, 4 de março de 2009

Nova droga se mostra promissora contra esclerose múltipla

PARIS, França (AFP) — O medicamento fampridine, ainda em fase de teste, melhorou o movimento dos pacientes com esclerose múltipla e parece ter boa tolerância, revela nesta sexta-feira a revista médica The Lancet.

A pesquisa, liderada por Andrew Goodman, da Universidade de Rochester (Nova York), realizou testes clínicos da fase III (última etapa antes do pedido de aprovação para o mercado) em cerca de 300 pacientes com esclerose múltipla, com entre 18 e 70 anos.

Parte do grupo tomou durante 14 semanas a droga fampridine (10 mg duas vezes ao dia) e a outra parte recebeu um placebo.

No grupo tratado com fampridine, 35% dos pacientes passaram a caminhar melhor, contra apenas 8% no grupo que tomou placebo.

A esclerose múltipla, doença neurológica que provoca perda dos movimentos, degrada a bainha de mielina que protege as fibras nervosas, reduzindo a velocidade de condução dos sinais.

Esta doença crônica, que afeta com maior frequência o jovem adulto, atinge cerca de 80 mil pessoas na França e 350 mil na Europa.

O fampridine não age no processo de desmielinação, mas contribui para melhorar o fluxo de sinais nervosos.

O laboratório Acorda Therapeutics, que desenvolve a nova droga, apresentou este mês um pedido de autorização de acesso ao mercado à agência americana de medicamentos (FDA)
Fonte: Noticias Google

1 comentário:

Cila disse...

Olá a tds!
Quero felicitar pelo blog pois é um verdadeiro diário.
Só hj vi esta noticia, e eu sou uma doente, e penso k única, em Portugal k ja ta a tomar este medicamento desde Abril deste ano.
Ando a tomar e no inicio comecei a sentir qualquer coisa, entretanto parei por causa do meu tratamento k faço anualmente e agora recomecei. A ver vamos se faz alguma coisa, pois bem precisava de força muscular e equilibrio.
A todos mt força ;)