segunda-feira, 7 de abril de 2008

Novas terapias combatem os "ruídos fantasmas" nos ouvidos

A vida moderna é barulhenta. O zumbido desperta os ouvidos para uma barulhada de caminhões, sirenes, televisões e telefones. Mas para os 12 milhões de norte-americanos, que sofrem de tinnitus grave, os tons fantasmas em sua cabeça são mais altos do que tudo.

Geralmente causado pela exposição prolongada ou súbita a ruídos altos, o tinnitus (chamado de zumbido no ouvido) está se tornandouma reclamação cada vez mais comum, particularmente entre soldados voltando do combate e usuários de aparelhos de tocar música. Outras causas incluem estresse, trauma na cabeça e no pescoço, infecções do sinus e esclerose múltipla. Embora sem cura, pesquisadores começaram a desvendar os mecanismos fisiológicos e psicológicos responsáveis pelo tinnitus.

Através de exames, pesquisadores descobriram que as áreas cerebrais responsáveis por interpretar o som e produzir emoções de medosão ativasemquem reclama de tinnitus. "O tinnitus zune tanto nos ouvidos quanto no cérebro", disse Thomas J. Brozoski, da universidade de Illinois.

Um paciente teve alívio com um dispositivo desenvolvido porum audiologista australiano. Produzido pela Neuromonics Inc., ele toca um som tranqülizante que passa pelo espectro auditivo. Semelhante a um ruído branco, o som mascara o tinnitus. A intenção da música é abrandar a ansiedade que acompanha o distúrbio. Um estudo indicou que o método tinha 90% de sucesso.
Fonte: otempo.com.br

Sem comentários: