sábado, 8 de dezembro de 2007

Diário: Receber o diagnostico

Olá, hoje venho falar do efeito psicologico, como foi receber a noticia!
Acho que assim que ouvi o diagnostico fiquei preocupado com a minha namorada, "como é que lhe vou dar uma boa vida" só depois pensei nas outras coisas, mata não mata? O que é? Como lutar contra? Como vou ficar?

Depois de saber o que era veio a fase de negação "Porquê a mim?", "Não fiz nada para merecer" e "etc". Com a ajuda da minha psicologa, neurologista e alguma medicação(anti-depressivos) aqui estou eu depois de um ano a dar graças a Deus por poder fazer tudo aquilo que gosto, ok tenho Esclerose Múltipla mas descobri que tenho muitas pessoas que se preocupam comigo e gostam de mim...que mais poderia ter na vida?

Voltando a minha namorada, ela não se importou nem um pouco com o meu estado e disse que era apenas uma fase que iriamos lutar os dois juntos :), ainda bem que assim foi, conheço um caso em que a cara metade dessa pessoa virou-lhe as costas e deixou-a sozinha com a filha(lamentavel). Como é que algumas pessoas conseguem ser tão cobardes?

Um conselho que posso aqui deixar como novato nestas andanças é: "Deixem as preocupações para os outros, vamos viver e desfrutar de tudo ao maximo".

Obrigado a todos aqueles que me ouviram neste ultimo ano e que me ajudaram.

3 comentários:

Bina Ladina disse...

Olá Telmo :)

É a minha primeira vez por aqui e revivi logo um dos momentos mais marcantes da minha vidita..
Sim também sou portadora de EM desde os meus 25 (já tou a uns dias de ter 31)..
Nessa altura só queria dizer que não podia ser, "Devem estar enganados, se o meu pai tinha eu não podia ter!!":
Azar, parece que eu também tinha ..
O meu namorado da altura fez-se muito compreensivo e tal mas assim que começou a perceber que eu era muito reticente a ter uma criança por causa da EM, ala que se faz tarde!

Aconteceu tudo ao mesmo tempo, perdi o emprego e esse palhaço de homem foi-se embora para nunca mais voltar, nem sequer me falar - provavelmente acha que eu afinal tenho *Peste*

Mas força Telmo, a vida não é nada fácil mas conseguimos chegar onde os outros chegam.. um bocadito depois mas chegamos lá :D

Beijokas

Bina Ladina disse...

Tens e-mail?
Gostava de poder contactar-te para uma iniciativa que estou a desenvolver com mais malta do 'Gang da Esclerose Multipla'.
Se puderes dar um saltinho ao meu blog e dar um click no meu mail para te explicar do que se trata.

Um até já.. I hope!!

Anónimo disse...

Amigo Telmo,infelizmente existem muitos casos como o que descreveste,explicação para isso?Não será concerteza de quem tem E.M.,tu por exemplo estás bem acompanhado e ainda bem e tens E.M.
Mas já li num site qualquer que existe uma percentagem muito grande
de divórcios depois de um dos conjugues ser apanhado pela E.M.
Penso que a nossa sociedade se está a tornar egoista e gananciosa,por isso deixo aqui no teu blog os Parabéns aos conjugues que sofrem,mas não desistem e até apoiam os portadores de E.M. sem condicionalismos.
Um abraço,
Carlos