quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Alimentação

Encontrei num site de internet uma portadora que efectuava uma pergunta sobre como diminuir as dores, espero que tenha algum interesse:

Pergunta: Sofro de Esclerose Múltipla, no grau secundária progressiva. Trata-se de EM em placas. Tenho passado bastante mal, tenho muita dificuldade em andar porque tenho dores nas pernas e costas. Nas pernas, sinto os nervos a esticar como se fossem rebentar, dos pés até às coxas. Existe forma de aliviar estes sintomas?

Resposta: A Esclerose Múltipla é uma doença degenerativa e progressiva do sistema nervoso central que destrói a bainha da mielina (membrana isolante que protege as fibras nervosas e permite que os impulsos elétricos passem por elas), causando uma reacção inflamatória. Trata-se de uma doença de causa desconhecida pelo que também não há tratamento definido.Os sintomas dependem da zona atingida. Quanto às dores, a fisioterapia pode ser uma ajuda: experimente efectuar exercícios de alongamento.

Tenha sempre o cuidado de praticar uma alimentação equilibrada, do tipo mediterrânico, e suplemente-a com alguns nutrientes que podem ajudar a atrasar a progressão da doença:

- Cálcio/Magnésio, sobretudo na forma quelada, para melhorar a função muscular;
- L-leucina, L-isoleucina e L-valina, aminoácidos que melhoram a absorção de nutrientes pelos músculos;
- Multienzimas, que ajudam a destruir os radicais livres;
- Óleo de onagra, que contém um importante ácido, o linoleico;
- Vitaminas A, C, E, que actuam como antioxidantes, protegendo o sistema nervoso central;
- Complexo B, que actua como vitamina neurotrófica;
- Co-enzima Q-10, que melhora a oxigenação dos tecidos.

Respondido por: Médico de clínica geral, especialista em fitoterapia, homeopatia, mesoterapia e tratamento da dor musculo-esquelética.

2 comentários:

GUIDA disse...

olá compadre e companheiro, li o pedido de ajuda da nossa companheira, eu nao sou médica nem estou a altura de medicar ninguem, mas como sei o k foi sofrer de dores nos braços durante mais de 5 anos,e sem que droga nenhuma receitada, me atenuasse as dores, percebo muito bem o desespero da nossa companheira.
a mim o neurologista receitou-me um medicamento chamado lyrica k é para as dores neuropáticas.
não sei quais são as contra-indicações, (nem kero saber), mas k tem sido milagroso, para a minhas dores, tem sido sim.
bjs guida
(vou levar agora a minha pica e não choro hehe)

Telmo Macarrão disse...

Engraçado eu tambem andei a tomar lyrica e nem sabia para que servia :), obrigado por teres deixado aqui a dica para os visitantes ficarem com mais essa referencia.